Cultura

Uma visão Geral ***Dados mensalmente atualizados***

ÁREAS LIVRES PARA EVENTOS ARTÍSTICOS – CULTURAIS

-         Praça da Matriz: Eventos realizados: apresentações folclóricas, festejos religiosos, micareta, gincanas.

-         Vila Residencial: Eventos realizados; Competições esportivas.

-         Coreto: Eventos realizados: Feira de  artesanato, desfiles de moda, apresentações de filarmônicas.

-         Praça São José: eventos realizados: Apresentações folclóricas, festival de pipoca, gincanas, festividades escolares.

-         Gravatá: Eventos realizados: Bingos, corrida de  cavalos, corrida de argolinhas, jogos e apresentações musicais. 

PATRIMÔNIO

-         Áreas Naturais

-         Fonte da Caixinha

-         Fonte do Caquende

-         Fonte dos Padres ( Fonte que teve por longo período a função de fornecer água potável ao município. Nela, os aguadeiros enchiam barris de água e vendiam o recipiente nas residências ).

-         Lagoa do Palame

-         Rio Cachoerinha.

PRINCIPAIS BENS REPRESENTATIVOS DA CULTURA E DA HISTÓRIA DO MUNICIPIO

Casa da Fazenda Dendê: Casa da fazenda de relevante interesse arquitetônico. Prédio contornado por varandas em três lados. A cobertura da varanda frontal é suportada por quatro colunas toscanas com pedestal de seção quadrada, já as laterais apresentam colunetos de madeira, trabalhados à mão. Fachada principal sem portas, com quatro janelas em guilhotina.

Igreja de Nosso Senhor do Bonfim: monumento com planta constituída em dois  corpos: nave e corredor lateral direito com tribunas. Corpo principal vazado por três portas superpostas por igual número de janelas de coro com terminação em arco e encimado por frontão rococó. A torre apresenta uma janela ao nível do coro e terminação piramidal revestida de azulejos.

Matriz de São Pedro: Iniciada no primeiro quartel do século XVIII, segundo plano ambicioso que não chegou a ser concluído Edifício  com planta nave única  em forma de um retângulo perfeito é a comumente adotada nas Igrejas sedes de Freguesias e irmandades, mas não houve recursos para executar os corredores laterais e tribunas. Possui duas sacristias superpostas por consistórios. fachada principal subdivida em tr~es partes por pilastras que suportam a cornija, sobre o qual assentam três frontões recortados. Três portas de acesso e cinco janelas de coro vazam o frontispício. No seu interior existe um painel de azulejos contando episódios da vida de São Pedro datado  de 1780.

MANIFESTAÇÕES ARTISTICAS E SOCIOCULTURAIS

  • Grupo de Capoeira Raça
  • Filhos do Paraguai  ( Grupo Folclórico ):Grupo formado por dez pessoas, com apresentação em várias cidades do recôncavo, divulgando canções folclóricas e de características regionais.
  • Folclore ; Segura – Véia: tradição folclórica local que consiste em pessoas fantasiada de lavrador, carregando às costas uma boneca de pano.

CALENDÁRIO  DE EVENTOS

Fevereiro

  • Festa do Senhor do Bonfim

Evento religioso de forte apelo popular. Além da parte religiosa, constando de novena e missa solene, há a parte profana enriquecida por manifestações carnavalescas, além das tradicionais barracas de largo com fartura de bebidas e comidas.

Junho

  • Festa de São Pedro – Forró da Serra

Evento junino constando de apresentação de quadrilhas, grupos folclóricos, cantores e conjuntos locais. neste período acontece a famosa guerra de espadas.

Agosto

  • Data Magna do Município – Micareta

Evento comemorativo à emancipação do município, com desfile cívico, missa e sessão solene na  Câmara Municipal. O dia do município dá inicio a micareta, com trios elétricos, grupos folclóricos e blocos

Vultos Ilustres

Muritiba é berço de personalidades ilustres, enumeramos grandes vultos como José Antonio da Silva Castro Alves, avô do poeta Castro Alves, que era cognominado Periquitão criou o batalhão dos Periquitos com 700 dentre eles descobriu-se uma mulher valente Maria Quitéria.

Castro Alves nasceu na fazenda cabaceiras em 14 de março de 1847 e faleceu aos 24 anos de idade em 7 de junho de 1871, foi considerado uma das mais altas expressões da poesia americana. Dotado de uma inspiração prodigiosa, seus versos até hoje inflamam a mocidade dentre suas obras destacam-se: Espumas Flutuantes, o Livro e a América, navio Negreiro e tantos outros.

Dr. Clementino da Rocha Fraga, nascido em 1880 na Fazenda Cabocó, médico de renome e cientista de valor, autor de várias obras como: Erros e Preconceitos da Medicina, Doenças do Fígado, Oração a Mocidade, Questões atuais de Patologia de Clinicas, Discursos Conferenciais, etc...o que levou a ocupar uma cadeira entre os imortais da Academia Brasileira de Letras.

Durval Pereira Fraga – advogado de renome, orador dos mais eloqüentes, autor do projeto de lei, quando deputado, tornou independente este Município.

Anfilófio de Castro – Escritor de admirável estilo, autor de várias obras em prosa e em verso. Faleceu em 1947.

Fonte: Site oficial da cidade de Muritba - Ba

Pesquisar no site

© 2009 Todos os direitos reservados.